pode ou nao pode gravidez

Vivo ligando pra minha obstetra porque nunca sei o que POSSO FAZER na gravidez. Mesmo sendo a segunda, as dúvidas mudam, de acordo com as necessidades e as vontades da época da vida. Posso retocar meu alisamento? Posso usar meus creminhos normalmente? Posso fazer depilação definitiva (vocês sabem que estou usando o No! No! Hair, né!)?

Gente, o que pode???? Bom, pra você não ficar enchendo o saco da sua médica, como eu tenho feito com a minha, resolvi perguntar mil coisas de uma vez e, quem sabe, responder algumas das questões das outras gravidinhas como eu.

Então vem ver o que as grávidas PODEM e NÃO PODEM FAZER durante a gestação. Talvez você se surpreenda: seu baby não é tãaao frágil assim

GRÁVIDA PODE

coffee_2370526b> Tomar café: Cafeína é liberado, sem excessos, na gestação. Pesquisas dizem que, se você tomar até duas xícaras por dia, não tem problema. Ou seja: beba com moderação! eheheheh

> Fazer massagem: Sou uma grande fã de massagem, sempre faço, não queria deixar de fazer. Descobri que super pode fazer, qualquer tipo, aliás. O importante é confirmar se a pessoa que vai realizar a massagem tem experiência em trabalhar com grávidas, porque não dá para tratar a barriga – e a barriguda ehehehe – como uma mulher que não está gestante. Precisa tomar cuidado com a área, e mais ainda, não pode usar óleos essenciais (tipo os da aromaterapia). Alguns deles tem algumas substâncias que não bacanas se forem absorvidas pelo corpo. Dica boa: faça drenagem linfática! Fiz durante minha primeira gravidez e estou fazendo agora. É ótimo para desestressar e, mais ainda, para diminuir o inchaço.

> Fazer limpeza de pele: os produtos usados na limpeza de pele não afetam a gravidez. Pode fazer normalmente. Ufa! Sua pele não fica meio esquisita na gestação? A minha fica super instável, tem semana que está belíssima, e na outra começam a aparecer umas espinhas… Só podem ser os hormônios que bombam! Único detalhe: A gente fica muito mais sensível, tudo dói ou incomoda mais. Se você estiver com a pele meio irritada, ou mais propensa a ter dor, alguns procedimentos da limpeza podem incomodar. Fica ligada, se doer, desencana…

> Tingir o cabelo: Essa pergunta fiz para vocês, porque todo mundo sabe que não pinto o cabelo há mais de 10 anos. Mas, como a maioria das mulheres pinta, incluí a questão na lista da minha obstetra, ehehehhe. Ela disse que pode, sim, mas não no primeiro trimestre, que é quando o bebê está na fase mais importante da sua formação. Depois de 20 semanas completas, está liberado. O que acontece é que os produtos usados para tingir praticamente não são absorvidos pelo corpo, então não chegarão perto do seu bebê.

> Fazer escova definitiva: Que é o alisamento japonês, que eu faço, clica aqui para saber mais. Pode, pelos mesmos motivos que pode tingir, e também a partir da vigésima semana.

> Fazer bronzeamento artificial com loções auto bronzeadoras: Tipo a que eu uso, sabe, a da St. Tropez? Fazer bronzeamento naquelas camas com raios ultravioletas não pode hein??? Só vale se for loção/creme/spray, porque aí não é absorvido pela pele. Os raios ultravioletas podem te manchar toda, permanentemente!

> Comer sushi: Todo mundo fala que não pode porque, se você não garantir a procedência do peixe, não pode mesmo, uma intoxicação alimentar nasushi2 gravidez é uma péssima idéia, nosso sistema imunológico não está no seu melhor nessa fase… Ou seja: se você for a um restaurante top, que sabe que o peixe é fresco e de boa qualidade, pode comer à vontade. Mas nem sonhe em ir no sushi bar da esquina. Se tiver qualquer dúvida sobre a qualidade do local, não coma. Olha, comi sushi belíssima nos melhores restaurantes de SP durante minha primeira gravidez e não tive problema nenhum. E continuo comendo agora, é um dos meus pratos preferidos. Mas pelo amor de Deus, hein, escolha direitinho esse restaurante, porque não me responsabilizo, hein??? ahahahahaha Ah! Outra coisa: apesar de peixe ser um alimento mega importante nessa fase da vida, coma no máximo duas vezes por semana. Qualquer peixe, mesmo os mais fresquinhos (e os mais cozidinhos, viu?), tem poluentes do meio ambiente, infelizmente. Então não enche a cara, só de vez em quando!

> Fazer depilação a laser: O laser usado na depilação definitiva não passa das camadas superiores da pele. Ou seja, não vão fazer nem cócegas no bebê. Pode fazer de boa.

GRÁVIDA NÃO PODE

> Usar creme antirrugas (com ácido retinóico): Nessa eu me ferrei. Nada de creminho anti idade, viu mamis??? O ácido retinóico faz mal para o feto, pesquisas já comprovaram… Guarde no fundo da gaveta, infelizmente. Mas cremes sem esse composto, tá liberado.antirrugas

> Fazer escova progressiva: Mais uma pergunta que fiz pensando em vocês, porque eu só faço alisamento definitivo… O formol não é permitido na gravidez de jeito nenhum, por ser muito tóxico e facilmente absorvido pelo corpo. Se esse é seu tipo preferido de tratamento para o cabelo… Melhor esperar o baby nascer! E dá-lhe chapinha ehehehehehe

> Fazer tatuagem: Para uma grande fã de tattoos como eu (que tenho as iniciais do Teodoro no braço e pretendo fazer as da Carmen!), vale essa info. Vou ter que esperar a bonequinha nascer para tatuar… É que não se sabe como as tintas de tattoo afetam o bebê, não tem pesquisas suficientes. Então é melhor não arriscar.

> Tomar muito sol: Um solzinho matinal suave de vez em quando não mata ninguém, mas ficar lá tostando, de jeito nenhum! Não faz mal nenhum ao bebê, mas pode fazer mal à carinha linda da mamãe: Sabe aquelas manchas que às vezes surgem nos rostos de algumas grávidas? Pois é. O sol excessivo aumenta demais as chances delas aparecerem. E elas não somem depois, viu?

adocante> Usar adoçante: Não se sabe como esses produtos afetam o bebê. Talvez não afetem em nada, mas não podemos ter certeza. Ou seja, pra garantir, melhor evitar. Refrigerantes diet/light também não pode, porque tem adoçante neles, vale lembrar! Péssimo pra mim, que adoro uma Coca Cola.

> Dormir de barriga pra cima: Nos primeiros cinco meses, pode dormir de qualquer jeito (até de barriga pra baixo, não amassa o bebê). Mas, depois disso… Só de lado, gatas. Dormir de barriga pra cima pode deixar você com falta de ar e com o maior mal estar…

Por fim, tem uma pergunta que pode e não pode, não consegui colocar em uma categoria, mas importa muito para muitas mulheres (incluindo eu):

GRÁVIDA PODE USAR SALTO? 

Então. Pode, mas tem riscos. É melhor você usar o seu bom senso. Até uns 4 ou 5 meses de gravidez, não tem muito problema, porque a barriga não está tão grande e a coluna não está tão dolorida. Mas, depois disso, quando a gente tem menos equilíbrio por conta do barrigão e é muito comum ter dor nas costas, o salto pode ser um risco. A gente pode simplesmente cair, é isso! E machucar a gente ou machucar o bebê. O grande problema é esse. Ou seja: sinta seu corpo. Se achar que dá para segurar a onda, é com você. Eu, por enquanto, continuo usando.

PS> Nem vou citar cigarro e bebida porque todo mundo sabe que não pode fumar e que uma tacinha de vinho uma vez por semana tá liberado, ok?

Agora, gente, olha: Se você fez alguma das coisas que não pode sem saber, sem pânico. É só não fazer mais. Como eu disse no começo, os bebês são menos frágeis do que a gente imagina.

Ufa! Quanta coisa!

were-pregnant

É galera, só mulher mesmo pra aguentar ser mulher… ahahahahahha

***DISCLAIMER: Existem médicos mais radicais e médicos menos radicais quanto a essas questões. Talvez o seu tenha dito algo diferente do que eu apontei acima. Se ele disse e você confia nele, siga o cara, lógico. Eu confio totalmente na minha obstetra, por isso sigo o que você leu nesse post. OK?