Acabei de assistir o video acima. Nele, jornalistas e blogueiros discutem a importância de cada um no mundo da moda. O video abertamente suscita e incentiva uma competição entre as duas “classes”. Uma competição que acho um absurdo existir.

Um absurdo, porque, primeiro, tem lugar para todos neste mercado fashion que cresce a cada dia no Brasil, um país onde as pessoas estão começando a se ligar em moda e estão carentes de dicas claras a respeito.

Ainda mais importante, quem falou que as blogueiras/blogueiros não tem informação, e principalmente formação, em moda? E quem falou que os jornalistas de moda têm???

Sou jornalista E sou blogueira. Tenho 13 anos de carreira, e 12 deles passei trabalhando dentro de grandes revistas brasileiras especializadas em moda. Passei seis anos na Revista Estilo, participei de seu lançamento, de seu projeto, desde o número 1. Fui editora de moda da Revista NOVA por quatro anos.

Desisti de trabalhar em redações PARA SER BLOGUEIRA. Acredito no potencial desse novo tipo de professional. Acredito na ligação íntima que ele pode ter com seus leitores, ouro em pó para as grandes empresas que investem uma grana preta em pesquisa justamente para conhecer seu público. Acredito na Internet. Acredito na liberdade e na espontaneidade que só um blogger pode ter.

Por que as blogueiras são menos que jornalistas?

Quando era editora de moda, estava acostumada a ser tratada como uma rainha pelas marcas e pelas assessorias de imprensa, que tiravam gente da fila A nos desfiles da SPFW para me colocar. Já com meus leitores, o contato era pouco ou nulo.

Hoje, dificilmente as grifes me convidam para sentar na fila A, mas o público conversa comigo via blog, dá idéias de pauta, está do meu ladinho o tempo todo. Isso é um tesouro para qualquer JORNALISTA interessado em conhecer as pessoas para as quais está escrevendo, mas na minha carreira conheci muito poucos desse estilo.

Dizem que as blogueiras só querem glamour e jabá, mas digo que, com toda a certeza, hoje vivo uma vida muito menos glamourosa e não ganho nem metade dos jabás que ganhava quando trabalhava em revistas. Vocês acham que editor de moda não ganha presentinho? Ganha bem mais que blogueira!

OK, tem blogueira que nem sonha do que está falando, nunca pegou em um livro de história da moda e Chanel para elas é uma bolsa lindinha com alça de corrente. Mas, amores, conheci tanto jornalista exatamente assim…

Quer saber a diferença entre blogueiro e jornalista? Nenhuma, se ambos estiverem fazendo seu trabalho com esforço, paixão, competência e honestidade.